terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As sofridas famílias de Pinheirinho e os oportunistas políticos.



Neste ano teremos eleições municipais novamente e, como é de costume, as vertentes políticas deste país misturam a paixão com a razão, bem, o resultado todos nós sabemos. Pelo visto os devaneios começaram mais cedo. Agora estão se aproveitando de uma situação terrível, o sofrimento das famílias despejadas do terreno que virou bairro, o Pinheirinho.

Querem faturar politicamente em cima da desgraça alheia, normal no país em que vivemos. Adversários querem imputar ao governador Geraldo Alckmin totais responsabilidades pela reintegração de posse no terreno em questão. Vários blogs “independentes” circulam essa inverdade. Quem tem um pouco de experiência sabe que somente o judiciário pode determinar que se cumpra tal ordem. É sabido também que o dono do terreno não é o governo estadual, muito menos o governo municipal. Obviamente quem entrou com o pedido de reintegração de posse não foram o prefeito e o governador. Lamentavelmente todo ano é assim. Em 2006 tentaram imputar a Lula a responsabilidade pela queda do jato da TAM.

Porém, o governador tem suas responsabilidades. Uma delas, em especial, é o preparo que a PM do estado deve ter para agir diante de situações como essa. Este blog é um dos que criticam as ações da polícia quando o enfrentamento é com civis, não estou incluindo bandidos, aliás, até no enfrentamento com bandidos nossos policiais deixam a desejar. Mas as polícias do Brasil são despreparadas, a começar com a Guarda Nacional criada pelo governo Federal, uma guarda criada com propósitos marqueteiros e eleitoreiros.

Outra questão muito importante. Houve muito tempo para que o estado pudesse ter tomado providências quanto a um lugar seguro para as famílias. As mais de 1.600 famílias se encontram nessa área desde 2004. É bastante tempo para se encontrar uma solução menos traumática. Evidentemente houve omissão do estado. Todos foram omissos, o estado por não ter agido enquanto houve tempo, a prefeitura também faltou aos seus cidadãos, e os demais políticos do estado que apenas nutriram a esperança dos pobres coitados, uns de olho nos votos e outros esperando o momento de aparecerem.

A nossa constituição dá a todos o direito à propriedade, dando a estes o direito de defendê-la. Entretanto, a mesma constituição é taxativa quanto à função social da propriedade, principalmente nos centros urbanos. Está na hora de fazermos valer o que está escrito na carta magna deste país...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...