quarta-feira, 9 de março de 2011

A espinha do diabo (Guillermo Del Toro)

Quem já assistiu a algum filme de Guillermo Del Toro, especialmente O Labirinto de Fauno, vai adorar A Espinha do Diabo. No filme em questão o competentíssimo cineasta mexicano expõe todas as suas qualidades. Filme de horror atmosférico, mistura de fantasia, próximo do cinema fantástico, magistral por seu enredo bem-feito, ele sabe como ninguém dar um sentido aos filmes em que a fantasia e a realidade se confundem.

Vale a pena separar 106 min. de seu tempo e apreciar esta pequena obra de arte. Talvez não seja o melhor filme de Guillermo Del Toro, Cronos parece-me melhor, mas esta é uma ficção digna dos melhores clássicos de horror do cinema, sem ser trash ou maçante.

A história passa-se em território espanhol. Carlos (Fernando Tielve) com 12 anos de idade, durante a Guerra Civil Espanhola, é abandonado no decadente orfanato de Santa Lúcia, dirigido pela deficiente física Carmen (Marisa Paredes) e pelo misterioso professor Casares (Federico Luppi). Carlos é recebido com hostilidade e violência pelas outras crianças do orfanato e pelo cruel funcionário Jacinto (Eduardo Noriega), às escuras dependências da nova casa representam horror e mistério para o garoto. Enfim ele recebe a visita do fantasma de Santi (Junio Valverde), um menino que foi brutalmente assassinado na instituição que implora alívio para seu tormento e, mais tarde, o alerta para a iminência de uma grande desgraça. Não conto tudo, o fim da trama deixo para meus leitores. Como já citado, o desenrolar é bom, dá para assistir a um ótimo filme de horror sem cair na mesmice.


Trailer

4 comentários:

  1. Vou apreciar sua dica,eu ainda não assisti mas já anotei aqui o nome do filme.

    ResponderExcluir
  2. Já assisti esse filme e recomendo, é muito bom!
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  3. O filme é ótimo, com certeza vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. Espinha do diabo pra mim é aquilo que nasce no nariz antes de uma festa.

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...