quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bolsonaro está sozinho?

As declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) causaram polêmica após a sua participação no quadro "O povo quer saber", do programa "CQC", exibido na Rede Bandeirantes. Como não poderia deixar de ser, ao externar suas opiniões e deixar muito bem claro o que pensa a respeito de temas polêmicos, surgiram muitos protestos de toda parte do país. Principalmente na internet com suas redes sociais. O parlamentar defendeu o regime militar de 1964, criticou FHC pelas privatizações realizadas durante sua gestão, mostrou-se contra as cotas raciais e ainda deu declarações que podem gerar indignação por parte dos movimentos negro e LGBT. O homem fala o que pensa!

Querem enquadrá-lo como se tivesse praticado a quebra de decoro parlamentar. Creio que não conseguirão, pois o uso da palavra é uma prerrogativa que é concedida aos políticos durante o exercício do mandato. Haja vista que a ex-deputada Zulaiê Cobra chamou o ex-presidente Lula de “Bandidão” e nada lhe aconteceu. Porém, deve ficar claro, o uso da palavra não pode ser usado para incitar o crime. Talvez sofra alguns processos. Preta Gil prometeu que o processará, ela tem todo o direito, pois foi ofendida em rede nacional. É assim que tem de ser. Num país em que se preza a liberdade de expressão, o sujeito tem o direito, a liberdade de falar o que pensa, mas, quando agride terceiros, a justiça reserva o mesmo direito aos que foram ultrajados.

Todavia, é preciso que se analise a situação friamente. O deputado em questão é um representante do povo. Eleito por uma gama de cidadãos que pensam da mesma forma que ele. No Brasil há uma parcela considerável da população que não concorda com o sistema de cotas. Existem milhões de viúvas da ditadura, iguaizinhos a ele. No país que se livrou de um peso tremendo, as estatais deficitárias, há muitos cidadãos que choram as privatizações até hoje. E, pasmem, existem milhões e milhões de racistas e preconceituosos. O que ocorre é o fato de ele ser autêntico, verdadeiro, concordem com ele ou não. Portanto, um legítimo representante de seus eleitores.

O racismo e o preconceito externam o que há de pior no ser humano, mas existem e não se pode negar o fato de que pessoas pensam dessa maneira. Religião, opção sexual são caminhos que o cidadão escolhe, ninguém pode escolher por ele. Entretanto, as escolhas pessoais de um cidadão jamais serão impostas goela abaixo aos demais cidadãos. Ficou evidenciado, neste caso, que há muitos brasileiros que não concordam com uma série de coisas que acontecem atualmente em nossa sociedade, mas somente Bolsonaro tem a coragem de tocar no assunto. É uma parcela gigantesca de brasileiros reprimidos.

Dizem que o nobre deputado é de direita, sim ele é um direitista. Mas não alimentemos a ilusão de que os conceitos defendidos por ele são de direita. Homofobia e racismo existem em qualquer ideologia política. A história nos conta que o perfil de Bolsonaro foi encontrado em diferentes personagens da história e em diferentes ideologias políticas. Portanto, há muitos “Bolsonaros” na esquerda, na direita e no centro. Quem não concordar com isso que estude a história das nações socialistas, lá verá que houve perseguição a homossexuais.

O Brasil é um país livre e democrático. Espero que continue assim. Os cidadãos que pensam como Bolsonaro, continuarão pensando da mesma forma. Entretanto, haverá justiça e igualdade para todos. Haverá desencontro de opiniões, mas as questões têm de ser debatidas civilizadamente. Nunca, em hipótese alguma, a opressão ditará as regras. Bolsonaro poderia ser um pouquinho mais educado ao expor suas idéias. Um pouco de educação não faz mal a ninguém, nem a ele. Numa democracia consolidada, os rumos a serem tomados têm de ser amplamente discutidos e devem-se resguardar os direitos das minorias. Mas o meu direito vai somente até aonde começar o seu. Devemos respeitar este princípio básico. Nobre deputado, o senhor tem todo o direito de declarar-se contra tudo o que não concorda, desde que respeite os preceitos democráticos.

56 comentários:

  1. Permita-me uma observação, as estatais não são deficitárias por serem estatais (prova disso é a petrobrás, que apesar de ter capital aberto tem maior parte de suas ações nas mãos do Estado), são deficitárias por serem mal administradas. Ou foi mágica e um selo neoliberal que transformaram a gerdau e as telefônicas em empresas lucrativas?

    ResponderExcluir
  2. Temos que, democraticamente, também discutir as diferenças entre expressar-se e ofender.

    ResponderExcluir
  3. Artigo impecavel, Gerci. Meus parabens!

    ResponderExcluir
  4. Bem, é como você falou, e trocando em miúdos: O povo tem os governantes que merece!!

    PS.: Gerci, pare de sofrer! Troque o Blogspot pelo seu Blog no WordPress. Dá muito mais tráfego que essa tranqueira do Google!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  5. Não vai acontecer nada porque ele tem imunidade parlamentar. Mas o Brasil tá cheio de Bolsonaros por ai: homofóbicos e racistas. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. BOLSONARO PARA PRESIDENTE, FALA O QUE MUITOS QUEREM OUVIR E TEM MEDO DE FALAR.

    VIVEMOS UM RACISMO INVERSO, O BRANCO SE FODE PARA PODER TER ALGO, O NEGRO GANHA DE MAO BEIJADA SEM ESFORÇO COM COTAS, GAYS AGORA QUEREM QUE NOSSOS FILHOS SEJAM GAYS

    TA CORRETO, TA CERTO

    ResponderExcluir
  7. O nobre articulista também incorre no erro de não observar os preceitos democráticos quando expressa que a parcela da sociedade que não concorda com sistema de cotas, é formada por "viúvas da ditadura". É um desrespeito com as pessoas que pensam diferente de você. Aliás deveríamos repensar esse termo ditadura, utilizado apenas para o perídodo militar, pois nunca deixamos de viver em uma ditadura. Ainda hoje a Presidente, impõem que todos chamem-na Presidenta, quando todos sabemos que quem ouve é ouvinte, quem manda é mandante, quem preside é presidente. O Brasil em todos os sentidos é sim uma ditadura. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Se depender de mim ele nao estara soh!!!

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo sabe que o bolsonaro fala o que quer, não gosta de homossexualismo e deixa claro isso, mas ele tem todo o direito de se expressar, é liberdade de expressão que todos temos, mas isso incomoda muita gente, por isso estão tentando criar uma imagem de racista, e isso não tem fundamento nenhum, preta gil poderia ter o nome de branca gil e ainda assim continuaria sendo PUTA!

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo sabe que o bolsonaro fala o que quer, não gosta de homossexualismo e deixa claro isso, mas ele tem todo o direito de se expressar, é liberdade de expressão que todos temos, mas isso incomoda muita gente, por isso estão tentando criar uma imagem de racista, e isso não tem fundamento nenhum, preta gil poderia ter o nome de branca gil e ainda assim continuaria sendo PUTA!

    fato !

    ResponderExcluir
  11. mas é muita hipocrisia...ta loco. como se a maioria de voces nao precisassem das putas, nao comeram nenhuma puta na vida?entao nao sejam hipocritas, e mais, que diferença vai fazer na tua vida com quem eu faço sexo?quem tu come nao faz a menor na minha...agora cidadaos ignorantes e pouco esclarecidos sim fazem diferença na vida de um gay, de um negro, de uma mulher...é muito comodo ser o hetero machao q sabe q sua opiniao prevalece. quero ver quando um de vcs tiverem filhos gays, e isso pode acontecer, tomara que aconteça...vao falar oq?deixar de amar?e se o seus filhos forem pessoas boas, excelentes profissionais e de carater??? esse ódio todo é medo...é medinho...

    ResponderExcluir
  12. Agora expressão é homofobia? Um cara pode sair com uma camisa 100% negro, ai sai um cara com uma 100% branco é racismo? Não da pra entender, quer dizer que opinião agora é homofobia. Tem que preservar a família e a moralidade nesse país!

    ResponderExcluir
  13. Bolsonaro não está só: há as dezenas de nécios que se aproveitam de anonimidade para apoiá-lo, destilando sua intolerância e burrice, seu preconceito contra homossexuais, negros, nordestinos. Há os que procuram ainda - como o reacionário TFP que escreve esse texto - que procuram fazê-lo de maneira velada, sob argumentos de liberdade de expressão e representatividade parlamentar. PARLAMENTARES NÃO PODEM EXPRESSAR RACISMO E PRECONCEITO, QUE SÃO CRIMES. FAZÊ-LO É INCORRER EM QUEBRA DE DECÔRO.

    ResponderExcluir
  14. qual o crime q ele cometeu?Apenas porque ousou se expressar?Daki a pouco vão querer q os nossos filhos sejam gays à força,pois do contrário seremos homofóbicos...Tenham a santa paciênçia!O homem foi ELEITO democraticamente,vcs ainda sabem o q é isso?Go,Johnny,go!

    ResponderExcluir
  15. "VIVEMOS UM RACISMO INVERSO, O BRANCO SE FODE PARA PODER TER ALGO, O NEGRO GANHA DE MAO BEIJADA SEM ESFORÇO COM COTAS, GAYS AGORA QUEREM QUE NOSSOS FILHOS SEJAM GAYS"

    Concordo! E isso acontece porque tem uns idiotas que só sabem expressar a sua opinião com violência física, aí começam essas leis idiotas. Acho que ninguém é obrigado a concordar com cotas ou com gayzisse pra todo lado. Homossexual existe desde sempre, agora essa gayzisse que anda por aí incomoda mesmo. E resultado dessas leis é que só serve pra negros e gays, pois se eles forem preconceituosos com um branco ou um hetero, nada acontece.

    ResponderExcluir
  16. BOLSONARO NAO ESTA SÓ. BOLSONARO PRESIDENTE!

    ResponderExcluir
  17. Democracia, que democracia?

    Aonde já se viu em uma democracia o cidadão ser obrigado a votar? Onde já se viu, em uma democracia, existirem leis que um grupo é beneficiado em detrimento do outro?

    Sistemas de cotas, homofobia, racismo, etc. são recursos eleitoreiros. É uma vergonha uma pessoa aceitar que é inferior a outra por causa da cor.

    Todos são descriminados, o cara que namora com uma mulher feia, o que é traido, o que é gordinho, o caolho, o que tem os dentes grandes, o orelhudo. Vamos criar leis que beneficiam todos eles? E quem paga a conta? A custo de que? VOTOS!

    O povo precisa deixar de ser burro. A sorte dos governantes é que o povo não pensa... e desta forma caminhamos.

    ResponderExcluir
  18. BOLSONARO PARA PRESIDENTE, FALA O QUE MUITOS QUEREM OUVIR E TEM MEDO DE FALAR.

    VIVEMOS UM RACISMO INVERSO, O BRANCO SE FODE PARA PODER TER ALGO, O NEGRO GANHA DE MAO BEIJADA SEM ESFORÇO COM COTAS, GAYS AGORA QUEREM QUE NOSSOS FILHOS SEJAM GAYS

    TA CORRETO, TA CERTO
    +1

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de agradecer à Afro-descendente Gil por ter mostrado ao Brasil quem será o nosso próximo presidente! Jair Bolsonaro é o único cabra0-macho que pode consertar esta bosta que o Brasil se transformou! 2014 tá chegando e o Bolsonaro vem aí!

    ResponderExcluir
  20. Jair Bolsonaro para Presidente!

    ResponderExcluir
  21. Estou com Bolsonaro, o político que resgatou a vergonha na cara do congresso e único pilar da defesa da família na política brasileira..

    ResponderExcluir
  22. Descordo deste senhor que diz representar o povo.
    Exatamente pelo fato de ele "ser um representante" do povo, que possui homossexuais, negros, cotistas, enfim, todo o tipo de pessoa, ele tem que considerar que, indiferente de opção sexual e raça, estes que ele é contra, pagam a merda do salário dele, e todas outras despesas.
    Por isso, ele tem que se colocar no lugar de representante do povo, e não representante de uma parcela da população, pois o que ele faz e o que diz é de interesse comum a uma nação num todo.
    P.S.: Não sou homossexual e nem a favor de cotas.

    ResponderExcluir
  23. *Discordo (perdão pelo erro de gramática).

    ResponderExcluir
  24. Laura --> sapata puta detect!

    ResponderExcluir
  25. Não trocaria 1 Bolsonaro por 200 Tiriricas. Senhor Bolsonaro, por favor; se candidate à presidente em 2014. Estamos contigo!

    ResponderExcluir
  26. Afff esse ocioso só seleciona lixo! Só tem "boboca" de ensino médio mal feito lendo E comentando aqui. Além da autoria do texto...

    ResponderExcluir
  27. O BRASIL PRECISA DE PESSOAS COMO ELE!

    SÓ ASSIM PARA EQUILIBRAR A BALANÇA COMPOSTA EXCLUSIVAMENTE POR CORRUPTOS,VAGABUNDOS E PERVERTIDOS!

    ResponderExcluir
  28. "Sistemas de cotas, homofobia, racismo, etc. são recursos eleitoreiros. "

    CONCORDO E AGREGO: BOLSA FAMILIA,AUXÍLIO DETENÇÃO E ETC.

    SÃO TUDO PLATAFORMA PARA VOTOS!

    CANDIDATOS NÃO QUEREM NEM SABER SE O HONESTO SE FODE!

    ELE QUER É SER ELEITO!

    A CUSTA DO APODRECIMENTO DOS VALORES MORAIS!

    ResponderExcluir
  29. Jair Bolsonaro para Presidente!

    ResponderExcluir
  30. Bolsonaro - A voz da decência, da moral e da integridade.
    Quem tenta colocar a pecha de racista nele é um bando de SAFADO que se recusa a enxergar o óbvio: que a resposta dele não teve nada a ver com a cor da pele, mas sim, com a com a conduta da referida criatura (conduta, aliás, que ela admite publicamente).

    ResponderExcluir
  31. BOLSANARO = HEROI!

    VIADOS E GAYS = PODRES!!! MORRAM!!!

    ResponderExcluir
  32. Eh estranho pq quando se fala no assunto "gay" todo mundo faz um barraco, como se comentar sobre o assunto fizesse com que a pessoa seja gay.
    As pessoas começam a criar coisas sem fundamentos e tudo mais.
    1 - Ninguém escolhe ser gay, ou negro, como no caso da religião.
    2 - Nenhum gay quer que o filho dos outros seja gay. Isso é tudo mentira inventada pra defamar.
    3 - Um estudo feito mostra que as pessoas preconceituosas tem baixa auto-estima, aliás, é a baixa auto-estima que faz com que as pessoas sejam preconceituosas na esperança de se sentirem superiores diante de uma minoria.
    4 - Todo mundo diz que homossexualidade é quebra de valores morais. Hoje com tudo o que acontece no mundo e vc se preucupando com homossexuais, triste.
    5 - Vc se preucupa tanto com os gays que até sonha com eles.
    6 - O preconceito sempre existiu e sempre vai existir assim como qualquer idiotice, como a raiva, vingança, mágoa. cabe a nós não manifestarmos isso.

    ResponderExcluir
  33. Muita gente pensa exatamente como ele.. Mas não se revelam para não serem tachadas de preconceituosas e perderem votos.

    ResponderExcluir
  34. Bolsonaro Presidente

    Ele não é homofóbico, na verdade defende a família e todos os que a compoem, ninguem aqui pode dizer que a familia que Deus deixou era dois homens ou duas mulheres, isso é contra a natureza divina. Não sou contra as pessoas, sou contra o comportamento e acho esse comportamento uma vergonha para a sociedade brasileira que aceita isso como se fosse normal, temos é que cuidar dessas pessoas para que elas possam voltar a ser pessoas que façam seu papel de homens e mulheres.

    ResponderExcluir
  35. Brasileiro de verdade, que se preoculpa com o futuro da nação, defensor da família biologica e teologicamente correta. Bolsonaro tem que ser o líder do poder executivo nacional. Eu voto em Bolsonaro para presidente da república.

    ResponderExcluir
  36. Pederastia, maconha, crack, cocaína, e outros vícios e pragas afins são meios de alienação mental que boa parte dos detentores do poder econômico/político utilizam para infernizar os brasileiros.
    Para aqueles, esbórnia e perdição pode. Porém, Saúde, educação, salário digno, família feliz e político com personalidade, no Brasil, não pode, jamais.
    Bolsonaro para presidente, já!

    ResponderExcluir
  37. Minha opinião é que os poderosos, EUA/EUROPA, fazem de tudo para que o Brasil nunca desenvolva e se fortaleça. Um dos métodos é o direcionamento para a total desmoralização do homem brasileiro. Investem fortunas em políticos, bem articulados, para vencerem as eleições e, assim,cumprir fielmente o maquiavélico jogo deles. A mídia, outro grande instrumento de alienação, quase toda, é escrava dos patrocinadores estrangeiros que fazem o que bem querem com a linha de programação, metodica e principalmente, procurando desconstituir, todo dia, a imagem do homem brasileiro.
    Poucos brasileiros conseguem perceber e combater.
    Meu voto é para o Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  38. As passeatas gay/lgbts são instrumentos de alienação da mente do povo brasileiro. Devemos refletir no que diz a canção "a banda" de Chico Boarque de Holanda. O pseudo direito a liberdade declarada em tais passeatas, não passa de "ouro de tolo"(vide canção de Raul Seixas) para a massa de manobra que são os lgbts. Infelizmente, só vão perceber, como são usados, quando eles estiverem abandonados e padecendo nos corredores dos hospitais públicos.
    Também voto em Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  39. Incia século, termina século e os que estão no poder, ora como esquerda ora como direita, utilizam a mesma estratégia para permanecerem o mais tempo possível no poder:"pouco pão e muito circo". A grande distração mental, atualmente utilizada, é a passeata do orgulho gay. As rádios, e outros meios de divulgação não falam em outra coisa. Uma boa parte do povo nécio aceita esta nova ilusão. É interessante, que ninguém organiza uma grande passeata para haver atendimento hospitalar sério ou outras manifestações populares de verdadeiro cunho de melhoria social. Só tolices que não levarão a nada.
    É difícil acreditar que o grupo alvo acorde, a tempo, para este grande engodo que é a estratégia do pão e circo.

    ResponderExcluir
  40. Antes em votava no saldoso Deputado Enéias Caneiro, por ser ele um homem de bom caráter que sempre alertava para os absurdos que, no momento, vivenciamos. Agora, sou eleitor de Bolsonaro por ser um dos poucos políticos que possuem forte personalidade e firmesa de caráter.
    Os covardes ataques que Bolsonaro vem sofrendo pela mídia são patrocinados, veladamente, por políticos oportunistas, empresas e ONGS estrangeiras que querem um Brasil sempre subserviente e carnavalesco.

    ResponderExcluir
  41. Os protocolos sábios de sião vão ser cumpridos, vocês querendo ou não.

    ResponderExcluir
  42. Concordo com o Bolsonaro! Vocês não imaginam a pressão que ele está sofrendo para expor a opinião reprimida de milhões de brasileiros. Vide o lixo do CQC e superpop's da vida. Bolsonaro continue firme nessa luta. Bolsonaro Presidente 2014!!

    ResponderExcluir
  43. Sistemas de cotas, passeatas LGBTS, outra nova reforma do maracanã, olímpiadas dos megas esteróides anabolizantes, livro do "nóis pega o pechi". Quando é que o povo vai despertar para a realidade? A matrix é ficção? A banda já passou? Outro boi de piranha? Outro dia para o final do mundo? Blindagem do ministro?
    É só engodo!
    Me desculpe, no momento, só acredito no Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  44. Já dizia Nelson Rodrigues:"toda unanimidade é burra!".
    Bolsonaro é um dos poucos políticos contrários a esta alienação LGBT.
    Bolsonaro tem firmeza de caráter, humanista e democrático. Voto nele!

    ResponderExcluir
  45. Esses adoradores da estrela sírios, ou segundo sol, são os verdadeiros culpados por estas aberrações de cunho pseudo social. Odeiam a espécie humana, independente de raça. Pregam o homossexualismo, como uma das formas, para reduzir a espécie humana na terra. Direcionam sua ira para quem não os apoiam.
    No Brasil, temos muitos combatente contra estas criaturas e entre eles, o que mais se destaca, é Bolsonaro , nosso "El CID".

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de saber onde estão as potências dos homens-do-ramo-de-acácia, pró-família, que de tudo sabem e dominam. De que lado eles estão? Sabemos que a um comando, toda esta onda libertina acaba.

    ResponderExcluir
  47. A China se libertou do vício obrigatório do ópio, que retirava de seu povo a vontade de vencer. No Brasil, forças ocultas empurram o povo para o vício do homossexualismo. Principamente, fazem de tudo para desmoralizar o homem heterossexual de qualquer raça, crença ou situação econômica. Quem está por traz disto?
    Qual a razão? Quem sabe se não é para distrair as "piranhas", com este "boi", pois só a carga tributária brasileira está em 40% do PIB. A roubalheira é em progressão logarítimica. Nem Maquiavel, em seu liro "O Príncipe", ou Dante Aliguieri, com sua obra "A Divina Comédia", poderiam mentalizar tamanha potestade bestial de controle e alienação social.

    ResponderExcluir
  48. Sugiro que pesquise e analise, o que dizem ser uma obra apócrifa, Protocolos Sábios de Sião. Compare cada frase, desse "pseudo" conjunto de regras, com o que aconteceu no século XX e o que acontece nos dias de hoje. Tire sua própria conclusão. Quem sabe você não desperta para uma possível verdade. Talvez você obtenha, através dessa pesquisa, a libertação que tanto procura.

    ResponderExcluir
  49. As ilusões que existem no mundo são instrumentos que o malígno utiliza para desviar a atenção de nós, seres humanos, dos ensinamentos de Jesus Cristo o filho de DEUS.

    ResponderExcluir
  50. O STF não pode modificar artigo que é cláusula pétrea da Constituição Federal, se o fizer é golpe de Estado.

    ResponderExcluir
  51. Quem abomina a função natural do homem e da mulher, neste mundo, é contra o caminhar natural da humanidade. É uma besta nescia e apedeuta que veio para este planeta, tão somente, satisfazer suas necessidades inócuas! Um eterno debilóide que sofre da síndrome de "Peter Pan". Assim, concordo com a teoria que diz que os praticantes de pederastia são meros "fantoches" nas mãos dos neoliberais.

    ResponderExcluir
  52. Bolsonaro PARA PRESIDENTE !!!!!!!!
    Meu voto vai para ele !!!!!!

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...