sábado, 21 de maio de 2011

Amanda Gurgel, a heroína do professorado brasileiro.

Amanda Gurgel, professora do Rio Grande do Norte, virou heroína da causa de sua classe, a classe dos professores públicos. Num depoimento no qual silencia os deputados em audiência pública, ela, a professora, crítica a situação caótica em seu estado. Ela começou seu Discurso/depoimento de maneira direta e contundente: "Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930". "os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não agüentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade". - Palavras sinceras e fortes, mas que representam o sentimento de todos os professores brasileiros. 

Amanda Gurgel não é somente uma professora, ela é também uma militante política desde os tempos de estudante, segundo entrevista sua dada ao site do PSTU. Obviamente o PSTU é o partido ao qual ela está filiada. Não poderia ser de outra forma, pois, no Brasil de hoje, só os militantes da esquerda mais radical têm coragem de enfrentar os poderosos de frente, sem medo de sofrer represálias. Os radicais desafiam os poderes, mas, de uma maneira ou de outra, acabam sendo porta-vozes das mais diversas categorias sociais. Pode-se crucificar o MST, o PSTU e associações afins. Entretanto, não devemos negar o fato de que essas associações cumprem um papel fundamental na sociedade. O papel de mensageiras do povo humilde, mensageiras das minorias, mensageiras das classes trabalhadoras. 

Para que uma democracia funcione plenamente é preciso que todos os setores da sociedade tenham voz ativa, faz-se necessário que todos participem da vida de um país. Tem de valer os direitos das classes A, B, C e das classes D e E. O cidadão mais rico do Brasil tem de ter seus direitos respeitados, mas o cidadão mais humilde do Brasil também tem de ter os seus direitos respeitados. Portanto, mesmo que façam baderna às vezes, a sociedade precisa dessa pluralidade de idéias, ainda que alguns não respeitem as instituições. Todavia, em princípio, existem direitos e deveres. Porém, o contraponto dessa balança está justamente nos “quatro” poderes: O Executivo, O Legislativo, O Judiciário e a imprensa.

É incrivelmente bom ver uma classe mal reconhecida pelos governantes, ter o seu paladino. Amanda Gurgel, a mulher que escolheu professar e tornou-se defensora de toda uma classe. Através da coragem dessa mulher muitos brasileiros sentiram uma pontinha de orgulho de ser brasileiros.


4 comentários:

  1. Obrigado por partilhar belíssima postagem que traz bem assim: É incrivelmente bom ver uma classe mal reconhecida pelos governantes, ter o seu paladino. Amanda Gurgel, a mulher que escolheu professar e tornou-se defensora de toda uma classe. Através da coragem dessa mulher muitos brasileiros sentiram uma pontinha de orgulho de ser brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Ela tem um magnetismo muito forte. Não são só suas palavras fortes, diretas, sem rodeios, que silenciam aquela massa de bundões gordos; é a sua presença austera, determinada e ameaçadoramente autêntica. Dizem que quando o Sol aparece, os vampiros se escondem. Eis um exemplo emblemático! Vou compartilhar o video! E parabéns por sua compreensão do texto!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Parabéns menina! Heroína!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom encontrar um Post, sobre ela e seu discurso inflamado e sincero. Só não concordo com o fato de apenas a esquerda extremista ou radical possuir coragem de falar, uma vez que neste país já não existe esquerda, enfim, deveria haver mais pessoas com coragem de agir e teríamos como você bem escreve, direitos preservados à todas as classes...ótima semana...

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...