segunda-feira, 23 de maio de 2011

Marcha da maconha: Apologia às drogas ou um direito à liberdade de expressão?


Aproximadamente mil manifestantes, segundo organizadores do “evento”, participaram, no sábado 21 de maio, da passeata pela “Liberdade de Expressão” – essa substituía a Marcha da Maconha que fora proibida através de uma liminar. Parece que fora feito um acordo antes em que não se podia de forma alguma fazer apologia ao uso do entorpecente. Mas como pudemos notar nos noticiários, o acordo não foi cumprido, e nem haveria como cumpri-lo. Não há como controlar um aglomerado de pessoas, sempre haverá quem fuja do controle, como fatalmente acabou ocorrendo.

Com muitos cartazes questionando o cerceamento de liberdade de expressão e individual, outros tantos mencionavam a cannabis sativa deliberadamente. Palavras de ordem contra a Polícia, e pedindo a liberação da erva, foram entoadas aos montes. Até aí tudo bem, jovens se excedem quando participam de manifestações, mas a Polícia não se podia exceder da maneira como se excedeu. A força utilizada pelos policiais foi extrema, não havia a necessidade de tamanha agressividade, pois o protesto era pacífico e não apresentava perigo à sociedade. Ao analisar as cenas acredito que faltou preparo para a situação, lamentavelmente nossos policias não estão devidamente preparados. Pensei que policiais despreparados fosse coisa do passado: Greve de professores na década de 1980, Carandiru, Eldorado de Carajás etc. - Mas o alarmante é que pagamos um dos mais altos impostos do mundo e não dispomos, ao menos, de uma corporação militar que atenda plenamente aos anseios do povo.

Os manifestantes erraram? Sim, erraram. Os líderes cometeram um erro em seguir com a manifestação mesmo sabendo que não se devia mencionar a cannabis sativa. A Polícia errou? Demais da conta. Faltou habilidade para os militares. A justiça errou? Há de se analisar a questão. Tecnicamente, de jeito nenhum, pois, a lei é clara e taxativa, não é permitido fazer apologia às drogas. Agora, uma lei não deveria cercear a liberdade dos cidadãos. Eu defendi, aqui neste blog, o direito que o deputado federal Jair Bolsonaro tem em defender suas opiniões, o direito de externar o que realmente pensa. Eu não poderia negar às pessoas que defendem a liberação do uso da maconha o sagrado direito de manifestar-se. Numa democracia plena, absoluta, todos os cidadãos têm de ter todos os seus direitos garantidos. Não sou chegado a vícios, o máximo de excessos que cometo é quando tomo um cálice de vinho acompanhando uma boa porção de lasanha. Entretanto,o povo tem de se expressar, a apologia é apenas uma desculpa, digam-me, então, o que não é apologia neste país?


6 comentários:

  1. Vou postar o que? Porque não se manifestam assim paraque o Palocci seja investigado? ou para os mensaleiros sejam punidos? ou ainda para que os governos, seja ele municipal, estadual ou federal empregue melhor o dinheiro arrecado como imposto?
    Desculpem, mas estamos perdendo o bom senso, a moral e ética.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico absurdamente preocupada com os motivos e ideais das pessoas hj em dia,pq direito de expressão é uma coisa que se não for usado com sabedoria e moderação vira essa merda que foi a marcha da maconha que para mim não passou de uma tentativa frustrada de apologia,não tenho nada contra desde que todos sejam devidamente respeitados até msmo oa q não concordam com a liberação da maconha..

    ResponderExcluir
  3. Caro Gerci,

    Sou a favor de que a maconha seja legalmente comercializada apenas com finalidade terapêutica, em farmácias, com retenção de receita médica especial, como já se faz atualmente com medicações passíveis de causar dependência e que afetam o sistema nervoso central.

    Todos sabemos que pacientes portadores de câncer, e outras patologias extremamente dolorosas, se beneficiariam imensamente com o uso da canabis. Neste caso, a relação risco x benefício seria plenamente justificada.

    No entanto, sou contra sua descriminalização com fins recreativos, uma vez que é sabido que o uso da erva, pode causar danos neurológicos, principalmente se consumida por jovens, cujo cérebro ainda está em desenvolvimento.

    Um abraço,

    Guta

    ResponderExcluir
  4. Que pena que no brasil é assim. Muitos falam que eles deveriam protestar por saúde, contra a corrupção, etc, mas os que falam não fazem absolutamente NADA para mudar, só joga nas costas dos outros, e fica de casa assistindo.
    Pode procurar no youtube, marcha da maconha em Toronto - Canadá 40 mil pessoas marcharam e lá é ILEGAL o consumo ou cultivo. Até no JAPÃO você vê a marcha. Esses sim são países mais civilizados onde as pessoas têm o direito de se expressar. No Brasil ainda vivemos uma ditadura, ou a justiça e polícia não permite você se manifestar ou a opinião da maioria sobrepõe a minoria os acusando de bandido. Até o filme Muito além de Cidadão Kane é proibido no Brasil, pelo simples fato de mostrar os podres da Globo.
    E ainda dizem que Brasil vive numa democracia? Conversa para gringo vê, ou não...poiss esse caso foi notícia do washington post...

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, é liberdade de expressão. A maconha é uma droga como o cigarro e a bebida, mas vai proibir a bebida para ver a revolução que irão fazer. Deixa os caras fumarem o baseado deles e pronto. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Opinião é opinião e cada um tem a sua. Respeito a de todo mundo.

    Nosso país já não estaria tomado de tantas drogas, crímes relacionados a drogas e fatos absurdos relacionados a drogas? E tem gente que quer mais...

    Se fosse dado direito de usar maconha pra todo mundo amanhã ou depois pediriam em protesto pra liberar o Crack, Heroína, Ópio, Óxi e por diante.

    Melhor reprimir ainda mais as drogas que já são proibidas, Brasileiro é muito burro e não sabe consumir sem encomodar o direito dos outros.

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...