sábado, 1 de setembro de 2012

Insistem em afirmar que a Cidade de São Paulo é um ninho Tucano. Será?



Desde a criação do PSDB em 1988, a cidade de São Paulo foi administrada uma única vez pelo partido. Mário Covas, fundador do PSDB, ainda no PMDB, administrou a cidade no período de 1983 a 1986, detalhe, ele fora nomeado por Franco Montoro, então governador do Estado. Em 1º de janeiro de 2005, José Serra foi outro ilustre Tucano a tomar a posse para um mandato na cidade. Porém, sua administração durou exatos 15 meses. Portanto, uma gestão Tucana em 24 anos de existência não faz de São Paulo um reduto, um ninho Tucano.

É um pouco complicado dizer que São Paulo é reduto de algum partido. Haja vista a pluralidade de legendas que se alternaram no poder ao longo da história. É preferível afirmar que os paulistanos têm predileção por determinados políticos. Em especial por políticos de centro-direita, se é que se pode utilizar tal denominação. Hoje em dia não se sabe ao certo quem é de direita ou de esquerda. Mas o fato é que em São Paulo poucos políticos de esquerda estiveram no poder.

Seguindo a linha de raciocínio atrevo-me a dizer que Celso Russomano e Kassab são os nomes que se encaixam no perfil paulistano. Tanto é verdade que Kassab conseguiu a reeleição. Verdade que o segundo mandato do Exmo. Prefeito Kassab tem sido sofrível até agora. Ao que tudo indica, hoje, os paulistanos querem dar uma chance a Celso Russomano. Aguardemos até o escrutínio dos votos. Quanto a Haddad, bem, ele deverá atingir os 24% de paulistanos simpatizantes do PT. José Serra já está na faixa que concerne os simpatizantes do PSDB. Não alimentemos ilusões, PT e PSDB nunca foram maioria dentro da cidade de São Paulo. Nas poucas vezes que chegaram ao poder, as conseguiram por falhas da direita.

Quem não é de São Paulo comete o engano de afirmar que os Tucanos estão no poder há muito tempo. Não é verdade. Os Tucanos são extremamente fortes dentro do estado de São Paulo. Os Tucanos são soberanos no interior, no litoral e na grande São Paulo. Nestas regiões o PSDB domina há mais de 20 anos. São Paulo, a cidade, tem sido o contrapeso nas eleições estaduais. Não fosse a capital, os Tucanos ganhariam todas no primeiro turno e com larga margem.

E justamente por São Paulo não ser reduto Tucano é que teremos a eleição mais disputada dos últimos tempos. Com três candidatos brigando diretamente pela tão almejada cadeira de prefeito. Serra, com todo seu peso acrescido do prestígio do partido. Haddad, impulsionado pela força de Lula. E Russomano, uma aposta dos paulistanos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...