sábado, 18 de dezembro de 2010

O verdadeiro espírito de natal!



O natal está aí novamente, o espírito natalino está no ar. Quando chegamos às vésperas do natal, isso acomete quase todos, nós cristãos ficamos mais solícitos, mais compreensivos e amáveis. O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois, não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. E foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. Segundo as tradições católicas, o natal na antigidade as comemorações natalinas eram realizadas durante três dias, pois, dizia-se ser esse o período decorrido pelos três reis magos até chegarem à Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. O presépio, nós todos sabemos ser uma tradição catótlica, já a árvore de natal, explicam alguns, surgiu com Martinho Lutero, por volta de 1530, na Alemanha. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Quanto ao Papai Noel, bem, o Papai Noel, um velhinho que tem encantado todas as criancinhas mundo afora. Alguns estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Após o breve resumo dos parágrafos acima, é possível uma reflexão sobre o natal. Para aqueles que não acreditam, o natal é uma data comercial, algo inventado para gerar riqueza aos comerciantes, como tantas outras datas. Há uma verdade nessa afirmação. O natal é uma festa inventada, já que não se sabe ao certo o dia do nascimento de Cristo, nem a bíblia relata esse dia com exatidão. Entretanto, o espírito natalino pode ser vivido por todos os cristãos, por todos os povos. A mensagem de amor ao próximo que essa data nos trás, se bem direcionada, pode render bons frutos ao mundo.

Costuma-se comemorar o natal reunindo toda a família ao redor de uma bela mesa decorada com comidas típicas, a famosa ceia de natal. Mas isso é realmente necessário? Todo fim de ano, nas empresas e nas escolas realiza-se o famoso amigo secreto, uma festinha de confraternização. Pessoas mais abastadas encarnam o bom velhinho e distribuem presentes aos menos favorecidos pela sociedade. Ceia de natal, amigo secreto e espírito natalino, mas isso tudo é válido? Há sentido em se comemorar, festejar e sermos amáveis em uma única data do ano? A resposta é sim, tudo isso é válido, mas, desde que seja sincero, desde que seja respaldado com o mais puro sentimento, o verdadeiro amor ao próximo.

Enquanto festejamos o natal, devemos nos lembrar que existem muitas pessoas passando fome, frio, medo, solidão, tristeza, dor e que nos cobrirmos com o manto natalino no mês de dezembro não aliviará o sofrimento de nossos semelhantes, independentemente de qual religião essas pessoas sigam. Portanto, o espírito natalino deve estar conosco durante todo o ano. Há de se fazer o bem, não importando em que data nós estejamos. Vivamos o natal! Comemoremos o natal o ano inteiro!

4 comentários:

  1. Sim com Certeza, temos que fazer o bem sem ver a quem, pois isto se chama solidariedade, belo Post, belas palavras, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Natal é Jesus no coração, independente de datas. Noel é um coadjuvante, o Cristo deve protagonizar nossos gestos de fraternidade, solidariedade e amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom

    Vibremos então positivamente com o espírito de Natal.

    ResponderExcluir
  4. Caro Gerci, as pessoas são boas por índole ou por disciplina. Como atualmente a última coisa que se espera dentro de um lar ou de uma escola é a disciplina, de nada valem os legados de Jesus, Gandhi, João Paulo II, Mandela, Luther King Jr, Teresa de Calcutá...A maioria dos indivíduos de boa vontade são sacrificados como os cordeirinhos..mesmo assim continuemos com nossas preces pela Paz entre os Homens. Abs

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...