domingo, 20 de março de 2011

Num momento de nobreza, Dilma Rousseff foi gentil e elegante ao convidar seus antecessores para o almoço com Obama.

Desde que o PT assumiu o comando do país, no ano de 2003, não víamos ato tão nobre vindo de alguém da cúpula petista. Estou me referindo ao fato de a presidenta Dilma Rousseff ter convidado seus antecessores para participarem de um almoço realizado em 19/03. Almoço de suma importância para o Brasil, diplomaticamente falando. Para os americanos esse encontro pode não ser tão relevante assim, creio eu.

Segundo informações oficias somente Fernando Henrique Cardoso e Sarney aceitaram o convite. Durante oito anos o que se viu foi: Eu sou o “cara”, eu fiz isso, eu fiz aquilo, “como nunca antes na história deste país”, “este país recebeu uma herança maldita” e outras bobagens que não vale a pena mencionar. Mas com Dilma Rousseff a coisa parece ser diferente. Ela é mais discreta, comedida e com um simples ato demonstrou ser superior ao seu antecessor.

Com um simples convite Dilma saiu da mesmice petista. Ela por enquanto se coloca no patamar de um Suplicy ou de um Paulo Paim, homens que estão acima de seu partido. Antonio Palocci estava trilhando o mesmo caminho, mas num momento de desespero pôs tudo a perder no episódio do caseiro. Entretanto, a atual administração tem o DNA de Antonio Palocci. Ele, desde o começo, foi o membro mais equilibrado da equipe de Lula, e, sem sombra de dúvidas, o pilar que deu sustentabilidade ao governo passado. Palocci, juntamente com Suplicy, admitiu que Fernando Henrique Cardoso fora o responsável pelas reformas que deram respaldo ao crescimento brasileiro.

No atual momento político sou um opositor, já fui situação na era FHC, mas ser oposição não significa usar cabresto e criticar sempre. O debate político deve haver sempre. Todavia, o reconhecimento das virtudes de nossos adversários enriquece o processo democrático. Os políticos têm de pensar primeiramente no povo. Espero que a presidenta continue agindo dessa maneira. Presidenta surpreenda-me mais, o Brasil precisa de boas surpresas.

2 comentários:

  1. Obrigado por partilhar tal notícia. Concordo com o seu post, uma vez que a política sempre nos reservas surpresas, ainda bem que dessa não foi tão desagradável, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Gerci,
    Gostei desta notícia e da forma como você a abordou. Não sou petista, mas sou brasileira e espero sinceramente que as coisas corram bem no nosso país. Creio que precisamos sempre ter discernimento para criticar ou elogiar com justiça.
    Abraço

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...