sábado, 25 de dezembro de 2010

São Paulo das enchentes.


São Paulo da garoa. Acho que todos já ouviram esta frase. Esta magnífica cidade ficou famosa com ela. Antigamente éramos lembrados como o povo da cidade da garoa. Hoje a situação é bem outra. São Paulo a terra das enchentes. É lamentável, mas somos conhecidos como o povo que vive com enchentes infindáveis. Todos os anos o caos paulistano se repete. O verão em São Paulo é sinal de enchentes, sofrimento e transtornos para toda a população.

A localização da cidade de São Paulo e também da região metropolitana é ideal para que haja enchentes. Mas as fortes chuvas e a localização dos municípios não justificam o sofrimento do povo. Os principais problemas que causam as enchentes (além das chuvas, é claro) resumem-se a dois: As opções erradas dos políticos e a má educação do povo.

São Paulo uma cidade que cresceu sem planejamento. Com um crescimento desordenado e políticas equivocadas em relação às leis de zoneamento, nossa cidade e região atingiram o estado de calamidade em que nos encontramos atualmente. Poucos governantes foram sensíveis nessa área. Paulo Maluf com todos os seus defeitos foi ao lado do saudoso Mário Covas um dos poucos que realmente tentaram resolver essa questão.

Querendo ou não, as obras realizadas no rio Tamanduateí resolveram a situação das regiões vizinhas. Mas, casos à parte, é bem mais rentável para um prefeito gastar milhões com pontes e viadutos, CEUS, obras que lhe dão um ótimo retorno eleitoral do que enterrar milhões de reais canalizando rios e com obras extremamente necessárias como o desassoreamento de rios e córregos. Sim, rios e córregos têm de ser limpos e rebaixados.

Há locais em que não se pode permitir a ocupação, mas isso subtrai muitos votos, é melhor não mexer. Picuinhas políticas fizeram da grande São Paulo o que vemos hoje, se um político começa uma obra o outro não dá seguimento. Prefeitos que fogem as suas atribuições, um caso emblemático e o do metrô de São Paulo, não havia a necessidade de o senhor Gilberto Kassab destinar hum bilhão de reais para estas obras. Talvez se tivesse ele investido em pontos onde ocorrem alagamentos fosse melhor para o povo. Pois, todos nós sabemos onde é que alaga, não há segredos, as enchentes ocorrem sempre nos mesmos pontos da cidade. É uma questão de administração, uma questão de prioridades.

Mas podemos culpar somente os políticos? Claro que não. Todos somos culpados, cada cidadão tem a sua parte de responsabilidade em relação ao que acontece com a cidade. O lixo jogado nas ruas, em terrenos baldios e especialmente nos rios e córregos é um dos principais fatores que causam as enchentes. Cada papel de bala jogado nas ruas volta para você. A má educação do paulistano e do paulista é um dos principais fatores que causam enchentes na bela e maltratada São Paulo. Por favor, não vamos culpar somente os nordestinos e os pobres. Muita gente rica e bem-instruída polui a cidade também. Portanto é dever do estado e do povo também, zelar pelo bem de São Paulo. A responsabilidade é de todos nós. Vamos cuidar melhor da cidade.

3 comentários:

  1. Muito boa postagem, parabéns !
    É o que eu sempre digo; " Não adianta cobrar dos políticos isso, aquilo se você mesmo não faz sua parte" e isso não envolve somente a questão do lixo e sim tudo, se você sonega imposto você está sendo tão ladrão quanto qualquer político, se você vai na padaria da esquina e atravessa a rua 10 metros além da faixa de pedestres você não vai ter moral também quando alguém cometer um infração de transito em cima de você, e por aí vai no velho geitinho brasileiro e por isso temos de tudo para ser um país de primeiro mundo só que não somos por conta disso...
    Fique com um forte abraço ensolarado!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não há efeito sem causa.
    Aquilo que fazemos com o meio ambiente e a nossa cidade volta-se para nós.
    Todos temos responsabilidade e arcamos com as concequências de nossos atos.
    Todo transtorno sofrido por cada habitante da cidade de São Paulo é o efeito daquilo que causamos a nossa cidade se todos nós tivermos a conciência de cuidar dos degetos produzidos por nós mesmos ai sim será um problema a menos para ser resolvido e ai sim poderemos cobrar os nossos governantes quanto a fazerem a manutenção correta da cidade,para que possamos acabar de vez com o problema das enchentes, mais isso é só um delirio da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com seu texto. E penso que a saída estaria mesmo na educação das pessoas. Tanto na questão da melhor colocação do lixo, quanto na questão do esclarecimento de cada um. O povo mais esclarecido tem maiores condições de não ser enganado pelos maus políticos. Mas não podemos abster nossa responsabilidade na questão. Aí vejo que os blogs sérios como este têm a sua cota de contribuição.

    Abraços.

    Sergio Nunes

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...