terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns São Paulo, a cidade de todos nós.

Em 1988 ou 1989, não me recordo bem, a rede Globo transmitiu uma minissérie chamada Sampa. Minissérie estrelada por Cássio Gabus Mendes. Naquela época já se podia perceber quão agitada era a vida dos paulistanos. Mas voltemos um pouco mais no tempo e através da bela música de Caetano torna-se evidente que o tempo passa, mas São Paulo continua igual, sempre fora uma cidade repleta de atrativos para pessoas de todas as idades, raças e classes sócias.

Migrantes nordestinos ou mesmo de outras regiões do país, imigrantes de diversas nações, todos procuram um lugar ao sol e de uma maneira ou de outra, São Paulo os ajuda a encontrarem o que procuram. Claro, nem todos conseguem, mas para muitos esta terra é melhor que a terra de origem. Oportunidades, diversidades, sonhos realizados ou simplesmente o amor incondicional em relação a esta cidade. Não se consegue explicar a relação do povo com São Paulo. Creio que quem bebe desta água jamais a esquecerá.

A mais rica, a mais procurada, por todos é invejada, talvez não todos, mas por muitos. São Paulo é e sempre será a cidade mais importante do Brasil. São Paulo do carnaval, da fórmula 1, das baladas intermináveis, das cantinas tradicionais, dos belos restaurantes, belos teatros, grandes e luxuosos shoppings, dos botecos, somos um pólo de desenvolvimento. Hospitais modernos, grandes universidades públicas e particulares. Encontra-se de tudo por aqui. Vivamos a “Paulicéia Desvairada” de Mário de Andrade. Enfrentemos a paranóia de “Sampa”.

Mas, como nem tudo que reluz é ouro, São Paulo tem seus defeitos, e são muitos. A falta de segurança pública é uma delas, saúde pública deficitária e a pobreza extrema em alguns bairros fazem com que continuemos na luta por uma São Paulo mais digna e justa. Apesar de todas as mazelas a que nossa aniversariante é submetida, só há uma coisa para dizer: “Alguma coisa acontece no meu coração”. Nada como utilizar as palavras de um grande poeta da música, alguém que soube definir com maestria todo o seu amor pela. Parabéns São Paulo!!!

5 comentários:

  1. Olá Gerci!!!
    São Paulo, sem dúvida tem os seus encantos e desencantos...mas eu a AMO demais!!! E estou muito feliz por estar aqui justamente nessa ocasião festiva!
    PARABÉNS SÃO PAULO!!!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Endosso suasa belas palavras, Gerci! Amo São Paulo! sds Regina

    ResponderExcluir
  3. Em Sampa vivi por muitos anos e tenho lindas lembranças...década de 70. Em Sampa conheci um homem que até hoje, passados muitos anos, ainda amo. Amor à distância, mas aquele amor que perdura e acho, será eterno, como SAMPA...
    Parabéns, São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode me dizer o que digito quando este site pede URL? Francamente, sou meio analfabeta nisso...rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. me desculpes os paulistas, mais pelo crescimento desordenado São Paulo Hoje parece uma cidade maldita, é muita tragédia e poluição!!!

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...