domingo, 16 de janeiro de 2011

Seu Jorge, um artista completo

Jorge Mário da Silva (Belford Roxo, 8 de junho, de 1970) conhecido artisticamente como Seu Jorge, é um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, de samba e soul. Em virtude de uma infância dura, começou a trabalhar cedo, aos dez anos de idade. Porém as várias ocupações de seu currículo não cessaram sua vontade de ingressar na carreira artística. Já na adolescência, frequentava as rodas de samba, acompanhava o pai e os irmãos em baile funck e bailes charme da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite.

Em razão da morte de seu irmão Vitório em uma chacina, a família foi levada à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A nova virada se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou participando de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator.

Participou da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. Seu Jorge teve sua carreira engrenada e passou a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000. Seu Jorge é primo do sambista Dudu Nobre. Ganhou o apelido do amigo Marcelo Yuka.

Seu Jorge possui uma discografia e uma filmografia invejáveis, alavancadas a partir de 2001. Com um repertório impar Seu Jorge resgatou o swing brasileiro. Creio que nenhum artista se houve com tanta expressão desde Jorge Ben, hoje é Jorge Ben Jor. Ótimas canções, ótimas atuações como ator. Seu Jorge nasce para o cenário nacional como um grande nome. O Brasil estava precisando se oxigenizar, visto que os grandes nomes das artes aqui no em nosso país têm mais de cinqüenta anos.

Tomei a liberdade de postar um vídeo e a letra de Burguezinha, uma canção que exprime todo o talento deste grande artista.

Burguesinha

Composição: Seu Jorge / Gabriel Moura / Pretinho da Serrinha

Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista

Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior gandaia

Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada

Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Só no filé
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Tem o que quer
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Do croissant
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Suquinho de maçã






Fontes: wikipédia, vagalume, you tube

2 comentários:

  1. Esse é um dos caras que mais cantam atualmente no Brasil. Um gênio, que tem melodia e ainda por cima é um baita ator. Salve Jorge!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...