segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cinco brasileiros que nos dão a esperança de um Brasil melhor.


Muitos se perguntarão, por que somente cinco? São apenas cinco exemplos, cidadãos modelos. Fosse eu elencar todos os cidadãos capazes no Brasil, chagaria a uma centena de nomes. Além de Jô Soares que fala por si só, os demais brasileiros da lista merecem ser destacados, o Brasil precisa conhecê-los.

FERRÉZ


Ferréz é o nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva, nascido em São Paulo, 1975. É um romancista, contista e poeta. Retrata em suas obras o cotidiano da periferia das grandes cidades. Denominada literatura marginal, pois, utiliza a linguagem dos “guetos brasileiros”, em especial a linguagem da periferia paulistana. Ferréz já publicou diversos livros, mas vale destacar Capão Pecado (2005), essa obra realmente vale a leitura. É fundador do 1DaSul, grupo dedicado a promover eventos culturais em Capão Redondo, ligado ao movimento Hip Hop. Grande exemplo para nossos jovens, rapaz humilde, é uma bela prova de que o Brasil tem futuro.

JOSÉ JUNIOR


José Junior (Afroraggae), Rio de Janeiro (1968). Cantor, Compositor e Escritor. Filho de taxista e assistente de enfermagem. Fundou o jornal Afro Reggae Notícias, antes da banda e da ONG. Trabalhou como promoter de festas. Em 2003 lançou o livro "Da favela para o mundo", Aeroplano Editora (com prefácio de Zuenir Ventura), biografia da banda Afroreggae e da ONG GCAR (Grupo Cultural AfroReggae), um dos projetos sociais de viés cultural mais bem-sucedido do país, com núcleos na favela de Vigário Geral, Morro do Cantagalo e em Parada de Lucas, além de atuação constante na Cidade de Deus. Coordenador Executivo do GCAR. Seu trabalho dispensa comentários, ele é a prova viva de que nas favelas não existe apenas violência, existem seres humanos a espera de uma oportunidade.

LEONARDO SAKAMOTO

Leonardo Sakamoto (São Paulo, 1977), jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Já foi professor de jornalismo na USP e, hoje, ministra aulas na pós-graduação da PUC-SP. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo os problemas sociais brasileiros. É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Com seu brilhante trabalho investigativo no combate ao trabalho escravo e na defesa das minorias, este jovem jornalista deve servir de referência para os demais colegas de profissão. Leonardo Sakamoto nos brinda com o exemplo, apesar de ideologias políticas, através do qual o jornalismo pode e deve ser pautado pela ética.

SONINHA FRANCINE

Sonia Francine Gaspar Marmo (São Paulo, 1967) é uma jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira. Profissional capaz na área da comunicação, soninha é uma mulher batalhadora, daquelas que não fogem à luta. Muitos criticarão meus argumentos para qualificá-la como exemplo a ser seguido, pois, ela esteve envolta com dois temas polêmicos; o primeiro quando admitiu ter usado droga ilícita (sugerindo a descriminalização da maconha) e segundo ao admitir a prática de aborto na terceira gravidez. Justamente por estes exemplos eu a coloco entre os brasileiros que merecem ser seguidos. Dois temas que dispensam a hipocrisia e hipócrita ela não foi, por isso o motivo de sua menção.

JÔ SOARES

José Eugênio Soares (Rio de Janeiro, 1938), mais conhecido como Jô Soares, é um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, direto teatral, músico e ator brasileiro. O Jô dispensa comentários, o motivo de ele estar nesta lista é simples. Ele representa o que há de melhor na classe artística de nosso país. Por sua postura profissional este cidadão é um belo exemplo a ser seguido pelos novos talentos que estão desabrochando no cenário artístico brasileiro, pena que bons exemplos no Brasil, dificilmente são seguidos.

4 comentários:

  1. É sério esse texto?

    Dizer que Jâ Soares e, principalmente, a Soninha são brasileiros que dão esperança de um país melhor é uma piada. Só pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser piada.
      Quem dá esperança são aqueles garotos que crescem marginalizados vendo outros da sua idade, se envolvendo com o tráfico, indo e voltando da cadeia, morrendo por dívidas de drogas e mesmo assim, contrariando todas as expectativas, estudam, trabalham honestamente e constroem um futuro próspero, tendo o suficiente para suprir as suas necessidades e ainda para contribuir com quem não tem.

      Excluir
  2. Meu Deus, usando esses argumentos seus sobre soninha coloca em sua lista:
    Geyse Arruma que dava para um taxista para ir pra faculdade ( abaixa a hipocrisia ) mas ai vc tem que tirar o Jô pobre flavinha (ou nem tanto.
    Collor que tal? Com ele começou as mudanças deste país abrindo as fronteiras.
    Por favor, esperança melhor encontramos em brasileiros que tem honra e sem manchas. Exemplos a serem seguidos.

    Abraço Amigo!

    ResponderExcluir
  3. O Sakamoto merecia companhia melhor. Ele não é dessa turma, uma das causas que ele defende é estranha para uma "social-democrata" concordar: erradicação do trabalho escravo. Soninha? O que ela acrescentou? Nenhum preconceito ao que ela fez ou deixou de fazer, mas exemplo a ser seguido?? Jô Soares, um dos homens mais cultos do Brasil, mas seu egocentrismo (e peso...isso é uma brincadeirinha bem ao estilo das que ele faz com seua convidados)é bem maior que sua inteligência, pois repete uma cantilena de medo de censura que nunca explicou de onde vem. Através de seu "humor", debochou por 8 anos de Lula e do PT, e de onde vem tanto receio de censura? Como ele diz que sentiu os efeitos da ditadura de 64, à beira da piscina do Copacabana Palace, vá lá!!! Mas que é estranho, é. Nos tempos de SBT, ele não era tão conservador assim como na Globo. Será a proposta de regulação da imprensa, que qualquer país civilizado tem, e que preocupa tanto a empresa que o emprega? Enfim, cada um que escolha suas listas de gurus, conforme suas ideologias e crenças, mas podiam ser coerentes ao menos. Viva Sakamoto, mas que ele não é dessa turma, não é mesmo!!!!!! Obrigado

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...