terça-feira, 23 de novembro de 2010

"O que você sabe não tem valor algum. O valor está no que você faz com o que sabe."

Como dá para perceber este título não é de minha inspiração. É um antigo provérbio chinês. A sabedoria milenar dos chineses nos permite refletir sobre certos temas que com a correria dos dias de hoje não nos é possível enxergar. No caso, ver o óbvio.

Com a imensa quantidade de informação a que os povos de hoje são submetidos, fica difícil entender como ainda há pessoas ignorantes em relação a determinados assuntos. Nesta questão há duas denominações nas quais nós precisamos fazer uma diferenciação entre elas: Informação e conhecimento.

O ser humano pode ter muita informação a seu dispor, mas não necessariamente isto pode se transformar em conhecimento. O maior exemplo de informação nós encontramos na internet, nela há informação vindo de todos os cantos do planeta, de todos os lados. O conhecimento pelo contrário, só temos ciência de tê-lo plenamente quando conhecemos a fundo um tema, um ramo de atividade. Eu, com a ajuda de jornais e da internet, posso ter a informação sobre os avanços da medicina, mas somente os profissionais da área que estão envolvidos em pesquisas pertinentes a este campo de atuação podem ter o conhecimento.

Estar bem-informado é importante. Ter o verdadeiro conhecimento é importante. Mas o mais admirável está no que é feito com este conhecimento. Grandes nomes da humanidade souberam como ninguém utilizar os seus conhecimentos e marcaram seus nomes na história através de serviços prestados em prol da humanidade sejam nas áreas da cultura, artes ou ciências. Outros que marcaram seus nomes na história, o fizeram de maneira negativa deixando para gerações posteriores um legado de dor e destruição. Não vou citar nomes, não preciso, pois, sei que meus leitores se encontram em alto nível de informação e de conhecimento. Mas um provérbio de mil anos define com exatidão o que foi, o que é e o que será o ser humano.

4 comentários:

  1. Excelente postagem, eu nunca tinha parado para perceber essa diferença que após a leitura de seu post se faz tão nítida.

    Acho que é muita informação para pouco conhecimento!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Hola espero que puedas entender mis palabras ya que tu hablas Portugués y no se si hablas otro idioma, yo Español e Ingles. Bueno este es mi comentario Acerca de el conocimiento y la sabiduría.
    El conocimiento y la sabiduría no necesariamente tiene que venir de los estudios,tambien se obtiene con los anos y las experiencias la la vida según como ayas vivido y lo que ayas aprendido.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela mensagem, ela é ótima e realista, informações em excesso nos deixa atônitos e sem aproveitamento, é o que ocorre em nossos dias, é TV, rádios, jornais e internet de várias maneiras, não dá tempo para que raciocinemos sobre os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria. Nós blogueiros de temas menos populares quando comparados aos temas: Mulheres, games, beleza, humor, etc, sabemos o quanto é difícil conseguirmos alcançar muitas pessoas e se destacar no meio de todas as outras. Pelo DiHitt observamos a boa popularidade desse post, nos levando a acreditar que ainda muitos seres humanos modernos procuram palavras sábias para aplicar no seu dia a dia. Parabéns pelo texto.

    Apoena

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...