Como dá para perceber este título não é de minha inspiração. É um antigo provérbio chinês. A sabedoria milenar dos chineses nos permite refletir sobre certos temas que com a correria dos dias de hoje não nos é possível enxergar. No caso, ver o óbvio.
Com a imensa quantidade de informação a que os povos de hoje são submetidos, fica difícil entender como ainda há pessoas ignorantes em relação a determinados assuntos. Nesta questão há duas denominações nas quais nós precisamos fazer uma diferenciação entre elas: Informação e conhecimento.
O ser humano pode ter muita informação a seu dispor, mas não necessariamente isto pode se transformar em conhecimento. O maior exemplo de informação nós encontramos na internet, nela há informação vindo de todos os cantos do planeta, de todos os lados. O conhecimento pelo contrário, só temos ciência de tê-lo plenamente quando conhecemos a fundo um tema, um ramo de atividade. Eu, com a ajuda de jornais e da internet, posso ter a informação sobre os avanços da medicina, mas somente os profissionais da área que estão envolvidos em pesquisas pertinentes a este campo de atuação podem ter o conhecimento.
Estar bem-informado é importante. Ter o verdadeiro conhecimento é importante. Mas o mais admirável está no que é feito com este conhecimento. Grandes nomes da humanidade souberam como ninguém utilizar os seus conhecimentos e marcaram seus nomes na história através de serviços prestados em prol da humanidade sejam nas áreas da cultura, artes ou ciências. Outros que marcaram seus nomes na história, o fizeram de maneira negativa deixando para gerações posteriores um legado de dor e destruição. Não vou citar nomes, não preciso, pois, sei que meus leitores se encontram em alto nível de informação e de conhecimento. Mas um provérbio de mil anos define com exatidão o que foi, o que é e o que será o ser humano.
"Sou um humanista. Isso não significa ser bonzinho ou acreditar que o homem é bonzão. Significa apenas que aceito o homem como é - medroso, primário, invejoso, incapaz, acertando por acaso e errando por vaidade: meu irmão." - Millôr Fernandes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os políticos são o espelho da sociedade.
O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...
-
Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro. Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em ...
-
Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: - E...
-
Num dia de verão, estava na praia observando duas crianças brincando na areia. Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia, com ...
Excelente postagem, eu nunca tinha parado para perceber essa diferença que após a leitura de seu post se faz tão nítida.
ResponderExcluirAcho que é muita informação para pouco conhecimento!
Parabéns!
Hola espero que puedas entender mis palabras ya que tu hablas Portugués y no se si hablas otro idioma, yo Español e Ingles. Bueno este es mi comentario Acerca de el conocimiento y la sabiduría.
ResponderExcluirEl conocimiento y la sabiduría no necesariamente tiene que venir de los estudios,tambien se obtiene con los anos y las experiencias la la vida según como ayas vivido y lo que ayas aprendido.
Parabéns pela mensagem, ela é ótima e realista, informações em excesso nos deixa atônitos e sem aproveitamento, é o que ocorre em nossos dias, é TV, rádios, jornais e internet de várias maneiras, não dá tempo para que raciocinemos sobre os acontecimentos.
ResponderExcluirParabéns pela matéria. Nós blogueiros de temas menos populares quando comparados aos temas: Mulheres, games, beleza, humor, etc, sabemos o quanto é difícil conseguirmos alcançar muitas pessoas e se destacar no meio de todas as outras. Pelo DiHitt observamos a boa popularidade desse post, nos levando a acreditar que ainda muitos seres humanos modernos procuram palavras sábias para aplicar no seu dia a dia. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirApoena