terça-feira, 2 de novembro de 2010

Por que os brasileiros consideram os paulistas os yankees do Brasil?

Analisando as diferenças econômicas, sociais e culturais existes entre as diversas regiões do Brasil, pude constatar que os brasileiros têm certa resignação em relação aos paulistas. Há um desdém dos brasileiros. Talvez achem que o povo paulista seja soberbo, que seja muito altivo. Não sei ao certo, mas impressão que fica é de que os paulistas encarnam, involuntariamente, a situação vivida pelos Estados Unidos da América em relação ao mundo.

Os americanos, por razões óbvias, são odiados, invejados e tachados de prepotentes, arrogantes e principalmente de imperialistas. Os Estados Unidos da América, assim como todas as grandes potências mundiais, chamam atenção do mundo, esta atenção pode ser positiva ou negativa e na maioria das vezes ela é negativa. Esta bronca, muitas vezes justificada, foi forjada através de décadas de influência norte-americana. A intromissão em assuntos internos de outros países também conta, ostentam uma imensa riqueza, o poderio militar, tudo isso contribui para fomentar os ânimos em relação aos norte-americanos.

Mas e São Paulo? São Paulo possui essas características? Os Paulistas têm esse perfil? Há essa soberba de imperialistas? Há algo em São Paulo a ponto de despertar esses sentimentos no restante do Brasil? Bem, a riqueza de São Paulo é maior que em qualquer outro estado da nação. Creio que apenas a economia do maior (em população) e mais rico estado da nação não justifique esse tipo de sentimento. Culturalmente não exercemos muita influência, pois, temos grandes concorrentes nessa área, cito Minas, Bahia e Rio de Janeiro, pois, são grandes centros culturais do Brasil.

A nossa terra da garoa sempre estará de braços abertos para o povo brasileiro, sempre seremos cordiais, todos serão bem-vindos a terra mais cosmopolita da América do Sul. Seja qual for a impressão que tenham desta terra abençoada por Deus, mudem, pois, São Paulo é maravilhoso e os paulistas são um povo extraordinário, não há nada de arrogante e prepotente, somos brasileiros com muito orgulho, adoramos o Brasil, adoramos o povo brasileiro.

São Paulo é o único estado brasileiro que melhor representa a mistura de raças e culturas que existem em nosso país, aqui todos temos chances de crescer através do trabalho, desde um paraibano que venha do nordeste até um gaúcho que venha do sul do País.

Faço uma pergunta ao povo brasileiro: Como nós paulistas podemos ser os yankees do Brasil se representamos a autêntica mistura do povo brasileiro? O que fazemos e não é só São Paulo que faz isso, é lutar por nossos direitos, afinal todo estado tem o direito de lutar por seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...