domingo, 28 de novembro de 2010

O talento nos escolhe.

No mundo das artes, enfim, da cultura em geral, não há espaço para enganadores, usurpadores. Todos os que no meio transitam, invariavelmente possuem algum dom. Claro, nas artes cênicas, encontramos alguns canastrões, mas na absoluta maioria o talento prevalece.

Vou me ater a um único ramo de atividade. O campo musical. Seja compondo, cantando ou tocando os mais variados instrumentos, é necessário que se tenha talento, muito talento. E o dom para a música vem desde o berço. Este dom não se consegue apenas praticando, não se consegue com horas incessantes de treinamento. Para se encantar uma platéia cantando ou tocando, faz-se necessário o dom, o talento. Segundo a lenda, Wolfgang Amadeus Mozart começou a compor ainda criança. Acredito piamente que ele tenha começado tão cedo, pois, no mundo de hoje encontramos muitos exemplos. Vou citar alguns Sungha Jung e a grande cantora, compositora e instrumentista Loreena McKennitt. Ambos os dois, Loreena e Sungha, começaram ainda cedo. Ele está muito jovem e há em seu futuro muito brilhantismo para enriquecer o cenário cultural mundial. Ela já consagrada mundialmente, sua voz poderosa entra n’alma de quem a ouve. Com muitas horas diárias de treinamento atinge-se a perfeição, mas isso é possível aos que tem talento e não somos nós que o escolhemos é ele que nos escolhe.


Sungha Jung




Loreena McKennitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...