terça-feira, 2 de novembro de 2010

Valsa com Bashir. (2008)



A dica agora é de um filme polêmico, um filme forte, complexo. Animação que mistura o 3D com o tradicional do desenho animado. Valsa com Bashir pode ser definido como sendo uma animação-documentário. Filme para adulto, tanto é que sua censura no país foi definada para 18 anos. Produção de 2008 lançada no país em 2009. A produção israelense demonstra que cinema de qualidade se faz em qualquer canto do mundo, basta que para isso se tenha talento e talento é algo que não falta no repertório de Ari Folman, diretor deste belo filme.

Em uma noite num bar, um velho amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho que tem repetidamente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Os dois amigos concluem que existe uma ligação entre o sonho e sua missão no exército de Israel na primeira Guerra no Líbano no início dos anos oitenta. Ari Folman se surpreende por não conseguir lembrar de mais nada sobre aquele período de sua vida. Intrigado por esse mistério, ele decide encontrar e entrevistar seus velhos amigos e companheiros espalhados pelo mundo. Neste cenário desenvolve-se o filme. Um filme intrigante, surpreendente e ao mesmo tempo cativante e belo. Com um texto muito bem-construído, esta animação se coloca entre os melhores lançamentos de 2009. Documentário em animação vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e que deveria ter ganhado o Oscar também, mas não foi possível, pois, todos conhecemos os velhinhos da academia americana. Pior para o cinema. Podem alugar e assistir, este eu garanto, você não perderá o seu tempo.


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...