segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Brasil, hoje é o dia da República.



No Brasil o conceito de república se confunde com o conceito de democracia. A confusão parte principalmente da elite política deste país. Mas é compreensível. Os conceitos vêm se entrelaçando através dos séculos. A confusão é formada principalmente por causa dos princípios Republicanos e democráticos.

Na República em sua própria definição que vem do latim res publica que significa “coisa pública”, “coisa do povo”. Nesse sentido, um governo republicano é aquele que da prioridade para o bem comum, para o interesse da comunidade, em oposição aos interesses privados, particulares. Nesse sentido a república difere da monarquia, da democracia e da aristocracia. A democracia definida do grego (demo = povo e kracia = governo), mais tarde brilhantemente redefinida por Abraham Lincoln como sendo o governo do povo, pelo povo e para o povo.

Resta-nos a certeza de que quanto mais tentamos desfazer a confusão em torno dos conceitos republicanos e democráticos, nos confundimos ainda mais. Mas vai aqui uma dica. Na democracia apesar de os conceitos serem parecidos com os da República, ela se resume principalmente na forma de se escolher o representante, o voto, que pode ser direta ou indiretamente, claro, além do preceito fundamental da democracia que é a plena liberdade de seu povo. Por isso de termos exemplos de repúblicas democráticas, repúblicas socialistas, repúblicas parlamentaristas e repúblicas presidencialistas, percebam que aí os sistemas e as formas de governo se misturam.

Analisando a república e a democracia, nós chegamos à conclusão de que no Brasil dispomos do melhor que uma nação poderia utilizar em termos de sistema e forma de governo. Na carta magna de nosso querido Brasil o povo goza de todos os preceitos básicos de tudo que um cidadão poderia desfrutar.

A república chegou até a nós, brasileiros com 100 anos de atraso em relação à França e à Europa, bem, em relação aos Estados Unidos da América o atraso é ainda maior. Mas, falando sério, você acha que ganhamos muito com a república? O povo tem se beneficiado deste magnífico método de governar? Ao longo dos anos, nossos governantes têm posto em prática todos os preceitos republicanos? Caros amigos, eu creio que não. Como tudo no Brasil, nossa república ficou, em sua maior parte, no papel.

Quando um presidente bate no peito e diz que é republicano, pensemos a respeito. Analisemos a conduta deste governante. Vejamos se ele e seus protegidos não estão se beneficiando da estrutura pública para enriquecer. Pensem, pois, exemplos não nos faltam. O povão está iludido com a sensação de bem estar, mas os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres entram na maré ilusória de prosperidade, de igualdade perante a lei. Há no Brasil um terreno fértil para que o povo (todos os cidadãos) prospere, mas não é isso que acontece na prática. Com a palavra, o maior interessado, o povo.

3 comentários:

  1. Mesmo com atraso quero deixar meus parabéns pra nossa maravilhosa pátria Brasil azul anil,
    abçs MARIVAN

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou retribuindo a visita. Gostei de seu blog e já estou seguindo. Voltarei outras vezes...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto.
    Demo-cracia
    Que tal:
    Teo-cracia...
    Abraço,
    jbcampos

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...