sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eu tenho um sonho, hoje.

Sim, meus amigos, esta frase não é minha. Aquelas pessoas que são mais antenadas na história mundial sabem quem é o autor que proferiu estas palavras que para mim marcaram muitos corações angustiados nos sombrios anos das décadas de 1950 e 1960. Um grande homem foi capaz de dizer estas palavras que exprimiam os anseios do povo afro-americano na então racista e insuportável América. O nome dele, meus caros? Martin Luther King Jr, sim este foi o homem que se levantou em meio à multidão de excluídos pelo sistema preconceituoso de então. Percebam que citei sistema preconceituoso de então. Por quê? Por um simples motivo. O preconceito continua, mas o sistema americano mudou. Hoje em dia os americanos utilizam o conceito do politicamente correto. Combatem o preconceito racial e outras formas de preconceito fazendo com que o bem-estar das minorias seja bem melhor do que foi num passado não muito distante.

Parafraseando este grande ícone, eu penso e escrevo aqui: Eu tenho um sonho, hoje. Eu tenho um sonho de ver no futuro um povo mais educado. Eu tenho sonho de presenciar a plena igualdade entre todos os cidadãos brasileiros. Eu tenho um sonho, não sei se verei, mas sonho com um Brasil de iguais.

Como diz um dinossauro da política nacional. Brasileiros e brasileiras, na última semana nós presenciamos um episódio lamentável. Refiro-me ao caso dos menores agressores na Avenida Paulista. Ali está representado tudo o que, nós brasileiros, deveríamos lutar contra. A sociedade contemporânea perde a cada dia que passa as suas referências. Nossos jovens têm poucos exemplos bons para seguir. Faltam-lhes mais ídolos em que possam se espelhar. A escola perdeu seu poder disciplinador, a igreja afastou-se da tarefa orientadora e, o mais grave, a família deixou de educar os seus. Mas este não é um fenômeno recente, a degradação de nossa sociedade começou lá pelo fim da década de 1970. Pegamos um rumo que se não mudarmos a rota antes que seja tarde, ficará difícil o retorno ao caminho do respeito e do amor ao próximo.

Não estou aqui defendendo o homossexualismo. Defendo, sim, o ser humano e o respeito pelo próximo. O respeito às suas opções, bem como o livre arbítrio. Ninguém é obrigado a concordar com o modo de vida do outro, mas deve respeitá-lo. É o mínimo que se exige de um cidadão civilizado.

Talvez seja impossível este meu sonho, mas como somos o país do futuro, não nos custa acreditar...

Abaixo o vídeo do SBT, nele é flagrado o momento da agressão aos jovens. Tirem suas conclusões.



7 comentários:

  1. Estou de pleno acordo e já postei algo parecido com o seu texto, (Vamos parar com isso!). Para mim, mais que as escolas e igrejas, quem está se afastando da educação e orientação das nossas crianças são os próprios pais que na busca insana de melhor condição de vida relega essa obrigação aos professores, creches,etc.

    ResponderExcluir
  2. é o Legado que o PSDB deixou, a campanha deles desse ano primou por intolerancia religiosa, xenofobismo, racismo separatismo e homofobia, queria colocar na cadeia mulheres que abortam e por fim, instituiram ate o preconceito contra a mulher
    Acho bom, que olhamos em nossa casa para ver como estamos instruindo nossos filhos.

    Eu por exemplo, aprendi com o Didi, que cearense é cabeça chata e tem sotaque engraçado, que o Dedé é afeminado, e sem contar os milhares de apelidos que o Mussum ganhou durante a carreira,,, era inocente? em termos, eramos ignorantes, mas foi assim que crescemos, tenho uma familia que me educou contra o preconceito, entao, teremos que fazer o mesmo

    ResponderExcluir
  3. O preconceito racial, social e religioso, deveria ser implantado nas escolas públicas e particulares, como matéria obrigatória porque certamente estes jovens não conhecem suas orígens. São pobre e ignorantes vítimas de um passado massoquista

    ResponderExcluir
  4. Temos mesmo que viver dos sonhos, pois a realidade que se apresenta é muito negra.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Que violência, é preciso repensar nos valores, a família é importante instruir mais os jovens que violência gera violência, faz mal, e pode acabar mal, depois poderá ser tarde.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. "O meu reino não é deste mundo", Jesus. "Sonhar é viver". Ghandi, Maomé, Jesus, Confúcio, Tereza, Xavier, foram grandes sonhadores, porém, seus reinos não eram deste plano. No entanto, se cada um melhorar o seu bom pensamento ou o seu sonho, com certeza o mundo será de amor e paz. Enquanto, esperamos, vamos sonhar.
    Tenha bons sonhos, meu irmão.
    Grande abraço,
    jbcampos

    ResponderExcluir
  7. Discordo totalmente do comentário do amigo mais acima PENTECOSTAL WEB RÁDIO!
    Ele, simplesmente, não tem noção do que está dizendo; certamente não conhece o Partido em questão e muito menos, história!
    A mim me parece que ele sim, está eivado de preconceitos arraigados, ao fazer tremenda e absurda conjectura!

    ResponderExcluir

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...